Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Prêmio InovaCidade 2019

Projeto: O compartilhamento como exercício de cidadania em Aparecida de Goiânia: O Projeto MiniLAB Cidadão

Categoria: Tecnologia e Sociedade

O Projeto MiniLAB Cidadão é uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias no conceito “faça você mesmo”, instaurando a lógica de compartilhamento. O projeto contempla o laboratório modelo com equipamentos para o desenvolvimento de protótipos e os mini laboratórios, com ferramentas elétricas e convencionais (para empréstimos), localizados nos bairros do município. 

Resumo

A sociedade contemporânea faz emergir a premência de seu desenvolvimento de modo sustentável, conservando os recursos naturais para gerações atuais e futuras. O projeto MiniLAB Cidadão, ao promover o compartilhamento, permite perceber um novo valor social, vinculado ao acesso e ao compartilhamento, características aderentes ao conceito do digital. Com isso, incentiva-se o consumo colaborativo, há economia de dinheiro, tempo e espaço, além de terem a chance de se legitimar como cidadãos conscientes e ativos no município. O objetivo da iniciativa alcança o fortalecimento da cultura de pertencimento, no compartilhamento e valorização dos recursos da cidade e na promoção da cultura da inovação a partir da criação e desenvolvimento de projetos pessoais dos cidadãos. A iniciativa, ao fortalecer o compartilhamento, exercita a cidadania, em seu nível basilar, o compromisso coletivo. Aparecida de Goiânia é o primeiro município do Brasil a oferecer esse serviço aos cidadãos, atualizando o suprimento de demandas vinculadas aos novos processos de fabricação, fornecendo acesso direto do cidadão a essa tecnologia.  Para a implementação do projeto foram necessárias pesquisas e levantamentos de informações para verificar a viabilidade do projeto e entender quais equipamentos seriam úteis para a população que iria usufruir do mesmo. Após o estudo preliminar, de base inovativa, definiu-se pela implementação de um piloto envolvendo 10 associações de bairros, para um primeiro ano de projeto. No segundo semestre de 2018, os equipamentos e ferramentas foram licitados e comprados pela prefeitura de Aparecida e em novembro de 2018 os kits foram entregues para as 10 primeiras associações. Atualmente o projeto está em desenvolvimento, com previsão de ampliação em 2019. O projeto é um experimento social que faz parte do programa “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes” do município, incentivando a criatividade do cidadão aparecidense. 

Características inovadoras do projeto

O Projeto MiniLAB Cidadão é inovador porque fornece acesso direto e forma uma rede com o cidadão, compartilhando espaços, projetos e experiências no exercício da cidadania. O projeto chega a casa dos cidadãos e torna a cidade um grande espaço maker. 

Resultados e impactos da proposta

Atingindo diversos bairros da cidade, através das associações de moradores, o projeto MiniLAB Cidadão alcança uma parte significativa da população, irradiando a experiência de compartilhamento, cidadania e pertencimento nas regiões atendidas. Mais que oferecer empréstimo de ferramentas e equipamentos, o projeto é uma solução urbana que explora a inteligência, colaboração e criatividade do munícipe. Um experimento social, que leva ao cidadão a compreensão de que ele é parte da Cidade Inteligente.

Links úteis:

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818