Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Prêmio InovaCidade 2018

Projeto: Conectividade como base para cidade digital

Categoria: Tecnologia e Sociedade

O programa Cidade Digital implantará uma infraestrutura de conectividade para os órgãos públicos municipais e a população em geral, apoiada em políticas de uso e segurança. Após um diagnóstico da cidade o planejamento desse programa abrangerá três ações principais: infraestrutura de rede de fibra óptica interligando os órgãos públicos, infraestrutura completa de data center, e hotspots livres em pontos estratégicos da cidade.

Resumo

Há hoje uma mudança de paradigma no desenvolvimento de projetos para cidades inteligentes, que tira o foco principal da cidade em si e o coloca no cidadão e em como este utiliza a cidade, criando assim, uma modelagem baseada em sustentabilidade da inteligência implementada no viver a urbe. O projeto de Aparecida de Goiânia se assume como soluções urbanas para cidadãos inteligentes, ao considerar este novo paradigma, visando o uso estratégico de infraestrutura e serviços disponíveis e criando um fluxo de interação merecedor do adjetivo inteligente. Conectividade de banda larga é a base para a infraestrutura de uma Smart City. No intuito de conectar as unidades da administração, bem como as unidades de segurança, assistência social, saúde e educação de Aparecida de Goiânia; será construída uma rede municipal de fibra ótica, incluindo backbone, distribuição e acesso. Essa rede utilizará a tecnologia GPON de alta velocidade, atendendo com qualidade e alta largura de banda a todos os prédios públicos municipais, com o menor custo operacional e possível. Essa rede ampliará a capacidade de comunicação interna entre as diversas unidades que compõem a gestão, trazendo agilidade na realização de processos e atendimento eficiente aos cidadãos. No núcleo dessa rede de fibra óptica será construído o novo Data Center municipal, com alta capacidade de armazenamento de informações e a base de processamento e orquestração de todos os sistemas de gestão. Serão utilizadas técnicas de processamento inteligente de dados (ex.: big data e data analytcs) que contribuirão para diagnósticos preventivos e a otimização de todos os processos de gestão. Por toda a cidade, em pontos estratégicos definidos através de estudos de necessidade e viabilidade, serão implantados Hotspots Livres para disponibilização de acesso gratuito à internet em áreas públicas como parques e praças. A liberação de acesso nessa rede se dará por cadastro de usuários, integrado a mecanismos de minigames de orientação educacional e informacional, garantindo que o usuário consuma material de cunho educativo e instrutivo, além dos demais usos pessoais da internet. Além de infraestrutura, o programa Cidade Digital traz como base a mudança de paradigma para projetos de Smart City, dando foco ao cidadão e ampliando a ideia de Smart City para Smart Citizens.

Características inovadoras do projeto

Mudança de paradigma quanto aos projetos de cidade inteligente, com foco no cidadão e nos fluxos de interação. Projeto basilar para a integração e otimização dos serviços públicos, baseado em análise e diagnóstico das condições atuais da cidade, abrangendo todas as suas dimensões.

Resultados e impactos da proposta

Desburocratização dos processos vinculados à prefeitura resultando em maior agilidade de atendimento e tramitação de processos e otimização dos serviços, com menor tempo de resposta.
Excelência em segurança, com base para o sistema de monitoramento integrado do município.
Capacidade de armazenamento e processamento de dados municipais, com segurança e alta disponibilidade.
Cidade conectada, garantindo acesso gratuito para a população à internet e a todos os serviços disponibilizados pela prefeitura.
Promoção da cidadania, integração da população e pertencimento desta na gestão da cidade.

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818