Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Aberto o edital para a seleção de atividades do 3º Festival Córtex em Aparecida de Goiânia

O objetivo da seleção é compartilhar conhecimentos, fruto de pesquisas científicas ou experiências práticas na área de cultura digital, com a população aparecidense

Anualmente a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) de Aparecida de Goiânia realiza o Festival Córtex: Experiências Digitais com o objetivo de a fomentar a cultura digital em seus diversos campos de aplicação – design, arte tecnológica, audiovisual, games, mídias interativas, robótica, programação, dentre outros – apresentando e discutindo soluções voltadas para o bem-estar social, para as ciências e para o futuro.

O evento acontece durante o mês de agosto com atividades articuladas nos diversos pontos na cidade, e conta com parceiros da administração pública, do setor privado e de instituições de ensino. Caracteriza-se como um momento propício para experimentações de atividades pontuais que têm potencial a se tornarem programas continuados por outras organizações.    

Com foco em atividades voltadas para o cidadão, a 3ª edição do Festival Córtex prioriza ações em espaços que tenham grande fluxo de pessoas e de livre acesso. O objetivo é levar a temática à comunidade. Assim, a partir desse mote, a SCTI abre espaço na programação para pessoas que sabem algo interessante e relevante na área de cultura digital, fruto de pesquisas científicas ou experiências práticas, compartilharem o seu conhecimento com a população de Aparecida de Goiânia.

A iniciativa é um esforço para mudar a percepção pública acerca da ciência e tecnologia na comunidade. A última pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizada em 2015 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apresenta um cenário preocupante, em que as universidades não são percebidas pela população como instituições de pesquisa, apesar de serem elas as responsáveis por 90% da produção científica nacional. 

Essa percepção se torna ainda mais preocupante com os debates acerca da função das universidades públicas que foram suscitados recentemente. Diante disso, a edição de 2019 do Festival Córtex Experiências Digitais, pretende promover um diálogo mais próximo entre universidade e a comunidade, com o objetivo de apresentar para a sociedade, as pesquisas realizadas dentro dessas instituições.

Além de pesquisas científicas, o III Festival Córtex também pretende compartilhar outras formas de conhecimento. Assim o edital é uma oportunidade para aqueles que adquiriram conhecimentos relevantes – fruto de experiências que ultrapassam os muros das universidades – na área de cultura digital e desejam compartilhar.

Poderão ser oferecidas oficinas, minicursos, palestras, rodas de conversa, exposições e espetáculos, dentre outros tipos de atividades e para todos os públicos. O proponente deve indicar sua disponibilidade de período, data e definir o público-alvo no formulário online abaixo, com inscrições abertas até dia 07 de agosto de 2019. A partir dessas e outras informações dispostas, a Coordenação Geral do Córtex irá selecionar e alocar as atividades a serem realizadas entre os dias 19 e 31 de agosto de 2019.

Confira o edital e inscreva-se pelo site: http://scti.aparecida.go.gov.br/cortex-2019/

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818