Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Aparecida ganha o Prêmio InovaCidade pela terceira vez consecutiva

O projeto MiniLab Cidadão, desenvolvido pela prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi vencedor da 7ª edição do Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 24, pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, professor Cleomar Rocha, durante apresentação do Programa de Parque Tecnológico no Estado de Goiás, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na capital.

O MiniLab, que consiste em uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias com a lógica de compartilhamento de experiência no exercício da cidadania, conquistou o prêmio pela terceira vez consecutiva. Foram recebidos 53 projetos com iniciativas que contribuem para o exercício da cidadania, sendo que 20 foram selecionados como vencedores. E Aparecida de Goiânia foi uma das cidades vencedoras, com a iniciativa do projeto que pensa a coletividade das ideias e a sociabilidade.

O professor Cleomar Rocha destacou a importância da premiação para o município de Aparecida. “Este reconhecimento é um ganho inigualável para a cidade uma vez que temos a certeza de que não estamos em outro caminho senão o caminho para o desenvolvimento da nossa cidade. Este reconhecimento internacional projeta o município para o universo do desenvolvimento regional e das relações internacionais. Por isso, queremos nos tornar a cidade que realmente sonha e pensa a modernidade”, comemorou.

De acordo com Cleomar, o MiniLab tem uma perspectiva de trabalhar a sociabilidade e o uso compartilhado de equipamentos públicos. “O projeto alia a prefeitura com o cidadão e trabalha o exercício da cidadania e a inteligência de compartilhar conhecimento, ferramentas e peças disponibilizadas pela administração. O envolvimento das associações de moradores é essencial para a o poder público alcançar as pessoas e que elas saibam usar inteligentemente aquilo que estamos disponibilizando. Com isso, vamos fazer de Aparecida uma cidade inteligente que proporciona acesso e compartilhamento”, sublinhou.

MiniLab Cidadão – É uma iniciativa da Prefeitura que consiste em uma rede de oficinas em locais com boa acessibilidade e com a cultura de compartilhamento de recursos do município. Os pontos de compartilhamento de equipamentos e ferramentas estão localizados nos centros comunitários e associações de bairros. Através do projeto, o cidadão pode tomar por empréstimo equipamentos e ferramentas, tais como furadeira, serra tico tico, multímetro, serrote, martelo, chave de fenda e afins, com pagamento de uma taxa simbólica de uso para eventuais serviços de manutenção dos itens disponibilizados.

A ideia é aplicar o conceito “faça você mesmo” em uma lógica de compartilhamento, possibilitando ao cidadão acessar um conjunto de itens para execução de atividades operacionais do dia a dia. O exercício é uma prática já adotada em vários países e tem por objetivo fundar um novo processo de sociabilidade, integrando pessoas, compartilhando ideias e oficinas, ferramentas e acessórios, criando condições para troca de experiências e o exercício da cidadania.  O MiniLab Cidadão dispõe de dez kits de ferramentas para associações de moradores, devidamente regulamentadas com o Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (CAMAP).

Fonte: Rafael Freitas | Foto: Claudivino Antunes

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818