Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebe primeira quantidade de fibra óptica do projeto Cidade Digital

Na última segunda-feira, dia 1º de abril, a Prefeitura recebeu 19 bobinas de fibra óptica que compõem a parte estrutural do programa Cidade Digital. Nessa fase inicial, foram entregues 70km de cabeamento óptico, sendo 50km destinados ao backbone (cabos de 48 FO-fibras ópticas) e 20 km voltados para etapa de distribuição (cabos de 24 FO). Ainda na primeira semana de abril estão previstas para serem entregues mais 12 bobinas, aproximadamente, de forma subsequente até atingir o total de 540km de fibra óptica a ser instalado.

O backbone será a estrutura central da rede de fibra óptica municipal, da qual partirão os cabos para distribuição da rede, que irá conectar e atender todos os órgãos públicos municipais. Cerca de 50% do projeto do backbone já está aprovado pela ENEL e pronto para implantação.

A rede de fibra óptica do município de Aparecida de Goiânia representa a base estrutural de conectividade, uma das quatro ações principais do programa Cidade Digital. Os outros três eixos de ação preveem a ampliação da estrutura de videomonitoramento da cidade, com aquisição e implantação de 600 câmeras interligadas a um sistema de reconhecimento de padrões; implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet; e implantação do novo data center para gerenciamento da rede municipal.

Programa Cidade Digital

O programa Cidade Digital integra o projeto “Soluções urbanas para cidadãos inteligentes”, que já recebeu três prêmios (dois deles de nível internacional) e foi criado para suprir as necessidades da cidade de forma ágil e eficiente. Aparecida de Goiânia é uma das primeiras cidades do Centro-Oeste a aplicar o conceito de Cidade Inteligente. Uma cidade inteligente é aquela que se desenvolve com sustentabilidade e que atende melhor o cidadão em suas necessidades, resultando em melhoria na qualidade de vida. Investir em inteligência não é apenas promover a parte estrutural, mas sim transformar a forma como o cidadão vive e constrói a cidade. Portanto, o investimento público em inteligência gera, acima de tudo, cidadania.

O investimento em inteligência e conectividade proporcionará benefícios, principalmente na saúde, educação, segurança e transparência. Para área de saúde, facilita agendamentos de consultas, realização de exames, tratamentos e distribuição de medicamentos. No âmbito educacional, fortalece o acesso à informação, motivando o aluno a aprender mais e melhor. Em segurança, fornece monitoramento constante da cidade, atualização da mancha criminal com atuação ágil e estratégica da força policial. Proporciona mais transparências às ações, informando ao cidadão como e com o quê a prefeitura tem trabalhado, possibilitando consultas públicas e prestação de contas à população. Além disso, possibilita investimentos mais inteligentes, com maior eficiência do trabalho, redução de custo e investimento em áreas estratégicas para o município.

A cidade digital é o primeiro passo para a construção de uma cidade inteligente e indica melhoria em serviços, gerando desenvolvimento econômico para o município e qualidade de vida para os cidadãos aparecidenses.

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818