Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

I Festival Córtex: Experiências Digitais

O “Festival Córtex: Experiências Digitais” busca promover a cultura digital no município de Aparecida de Goiânia. O Córtex começou com uma iniciativa de extensão do Media Lab/UFG – Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás – e constitui-se como uma rede de experiências digitais formada por palestras e cursos de caráter contínuo que buscam a investigação, formação, divulgação e promoção mercadológica da economia criativa.

Em 2017, o Córtex inaugurou seu formato de festival, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia. A proposta é refletir sobre a cultura digital por meio de experimentações e integrações sociais, permeando os diversos campos de cultura digital com atuação aberta à comunidade e alcance em todos os níveis de formação. O evento integra a academia, o mercado, a comunidade e o primeiro setor em prol do fortalecimento da área de cultura digital e crescimento econômico, intelectual, social e identitário da cidade, e incentiva a inovação, criatividade, socialização, integração do munícipe e de entusiastas da área.

Locais onde ocorreram atividades durante o Córtex 2017

Cinema na Praça

Consiste em projeções de filmes uma vez por semana em espaços abertos, levando a cultura audiovisual para lugares públicos, como forma de disseminar a produção cinematográfica, a inclusão social  e o exercício da cidadania. Foram realizadas 4 edições, com apresentações culturais locais antes das projeções.

06/07/2019 Parque da Criança
Mansões Paraíso
13/07/2019 Praça José Bonifácio
Bairro Independência Mansões
20/07/2019 Praça Madre Germana
Setor Madre Germana
27/07/2019 Quilombo Urbano Jardim Cascata
Bairro Jardim Cascata

Acesse as fotos do Cinema na Praça clicando aqui


Exposição Conheça Aparecida em 360°

Uma exposição de fotos 360° com visualização por meio do oculus rift (de realidade virtual), proporcionou uma experiência imersiva em pontos turísticos do município de Aparecida de Goiânia, buscando valorizar os locais e resgatar a identidade cultural da cidade.

21/07/2017 a 30/07/2017  – Aparecida Shopping

Acesse as fotos da Exposição Conheça Aparecida em 360° aqui


Encontro de Cultura Digital

O Festival concentrou atividades durante os dias 28 e 29 de julho, com personalidades e referências na área para intercambiar, disseminar a produção, incentivar a discussão e reflexão sobre cultura digital.

Programação

Dia 28 de julho 

08:00 – 09:00 : Abertura oficial do evento

09:00 – 10:00 : Palestra Tendências em Inovação e as Oportunidades no Brasil, com José Menezes – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC 

10:00 : Lançamento do livro Ignição – A era da conectividade, de Cleomar Rocha 

13:30 – 17:30 : Oficina Pequiduíno – Introdução à Robótica, com Núcleo de Robótica Pequi Mecânico – UFG
Serão apresentados os conceitos básicos para o desenvolvimento de projetos utilizando a plataforma Arduino. 

17:30 : Show Rimanação APGO – Batalha de Mc’s
19:00 – 22:00 : Shows de Rap ( DMIC Sumemo, Desacato do Crime, Trecho 62, Família Revolução, Papo Reto, Clann)

29 de julho 

08:00 – 10:00 : Oficina – Introdução à Visualização de dados, com Marcilon Almeida 
Oficina de duas horas com o objetivo de apresentar uma visão introdutória sobre visualização de dados seus métodos e técnicas mais populares.

Ministrante: Marck Al (Marcilon Almeida)
Designer e professor na Faculdade de Comunicação e Informação (FIC/UFG) na Universidade Federal de Goiás. Mestre em Cultura Visual pela FAV/UFG e atualmente doutorando em Arte e Tecnologia na UnB. Foi diretor de criação e co-fundador do estúdio Nitrocorpz (2003—2014), durante esse período desenvolveu projetos de design gráfico analógicos e digitais para clientes nacionais e internacionais. Vive em Goiânia e é feliz realizando pequenos trabalhos de design com sua parceira, Dany Rady, no estúdio Neuralbrand.

08:00 – 10:00 : Oficina – Introdução à Fotografia, com Kim-Ir-Sen
Oficina que visa mostrar as regras básicas para realização de uma boa fotografia. Seja como câmera profissional ou com o celular.

Ministrante: Kim-Ir-Sen Pires Leal 
Fotógrafo, cineasta, professor universitário e pós-graduado em antropologia visual. Fotos de sua autoria fazem parte do acervo audiovisual do país e um de seus filmes, “Passageiros da Segunda Classe”, já recebeu nove importantes premiações, entre elas a do Festival Internacional “É tudo verdade” (2002) e a de melhor filme no 34º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2001). O documentário “Roque Pereira” foi um dos vencedores do VI FICA. Trabalhou como fotógrafo da Folha de São Paulo e da Editora Abril. Em 2007, recebeu do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás a Medalha do Mérito Cultural. Hoje é Conselheiro de Cultura do Estado de Goiás.

10:00 – 12:00 : Oficina – Produção de Animação com a técnica de Stop-motion, com Flávio Gomes

Oficina de animação em stop-motion, o processo de produção e as principais técnicas da animação em stop-motion, softwares mais indicados e processos de edição e finalização.

Ministrante: Flávio Gomes 
Formado em Design Gráfico pela UFG e doutor em Arte e Cultura Visual, professor de arte, cinema e animação no IFG campus cidade de Goiás, recentemente finalizou o filme Vida de Boneco que participou dos maiores festivais de animação do Brasil, foi diretor e roteirista de diversas vide-aulas e curta metragens produzidas pelo CIAR – Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal.


13:30 – 16:30 : Córtex Talks 

Lições aprendidas sobre Empreendedorismo no Vale do Silício,
com Marcelo Quinta – Mestre em Ciência da Computação e engenheiro de software, atua como professor no Instituto de Informática da UFG. Possui experiência de 10 anos com desenvolvimentos de aplicações móveis para diferentes plataformas, entregando dezenas de aplicativos que rodam desde o governo federal até grandes empresas mundiais. Adicionalmente, possui prêmios de Google Developer Expert em Android, Intel Innovator, além de ser mentor do programa de startups Google Launchpad Accelerator. Na comunidade, atua voluntariamente em diferentes ações de educação em tecnologia organizando e palestrando em muitos eventos.

Programação e criatividade,
com Marcilon Almeida
Designer e professor na Faculdade de Comunicação e Informação (FIC/UFG) na Universidade Federal de Goiás. Mestre em Cultura Visual pela FAV/UFG e atualmente doutorando em Arte e Tecnologia na UnB. Foi diretor de criação e co-fundador do estúdio Nitrocorpz (2003—2014), durante esse período desenvolveu projetos de design gráfico analógicos e digitais para clientes nacionais e internacionais. Vive em Goiânia e é feliz realizando pequenos trabalhos de design com sua parceira, Dany Rady, no estúdio Neuralbrand.

Cultura digital e narrativas complexas, com Rodrigo Cássio – Professor de Imagem, Som e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Comunicação e Cultura (UFG), já realizou estágio de pesquisa na Universidad de Buenos Aires (UBA). É autor do livro Filmes do Brasil Secreto (2014) e de diferentes publicações acadêmicas. O seu trabalho atual de pesquisa aborda questões nos âmbitos da comunicação e das artes, com particular interesse por formalismo estético, teorias do cinema, análise fílmica e narrativas contemporâneas.

Inovação e Empreendedorismo, com Marcos Bernardo Campos 

Economia Criativa e Arte Digital, com o Observatório Brasileiro da Economia Criativa de Goiás 

Conectividade – Rede MetroGyn, 
com Wilane Carlos  – Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2004) e mestrado em Ciência da Computação, na área de concentração de Engenharia de Software, pela mesma entidade (2010). Especialização – Residência em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, principalmente nos seguintes temas: Análise e Projeto Orientados a Objetos (APOO), UML, Grafic User Interface (GUI), Padrões de Projeto, Arquitetura de Software, Model Driven Architecture (MDA), geração automatizada de interface, processo de desenvolvimento de software, Vizualização de Informações. Exerceu, durante sete anos, atividades como Analista de Sistemas no Centro de Recursos Computacionais – CERCOMP – UFG, nas áreas de Engenharia de Software; Arquitetura de Software; Análise e Projeto Orientados a Objetos (APOO); UML; Padrões de Projeto; melhoria de processo de desenvolvimento de software, Coordenador de Licitações e Contratos de TI; Governança de TI; Modelagem, Análise e Gerenciamento de Processos de Negócio. Trabalha, atualmente, nas áreas de Gestão de Tecnologia da Informação, Governança Corporativa em TIC, Política de Governança de TI, Planejamento Estratégico de TIC (PETI), Plano de Diretor de TIC (PDTI), Gestão de Serviços de TI (ITIL), Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Atua também como professor do curso de Modelagem e Análise de Processos de Negócio pela UFG, além de cursos EAD sobre Análise e Melhoria de Processos de Negócio – Metodologia MASP, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

17:30 – 22:00 : Shows Sertanejo (Leo Mafra e Eduardo; Raquel Olyver; Edu Moura; Diego Sousa; Montana e Rafael) 

Acesse as fotos do Encontro de Cultura Digital 2017

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818