Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

III Festival Córtex: Experiências Digitais


O FESTIVAL

Anualmente a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) de Aparecida de Goiânia realiza o Festival Córtex: Experiências Digitais com o objetivo de a fomentar a cultura digital em seus diversos campos de aplicação – design, arte tecnológica, audiovisual, games, mídias interativas, robótica, programação, dentre outros – apresentando e discutindo soluções voltadas para o bem-estar social, para as ciências e para o futuro

O evento acontece durante o mês de agosto com atividades articuladas nos diversos pontos na cidade, e conta com parceiros da administração pública, do setor privado e de instituições de ensino. Caracteriza-se como um momento propício para experimentações de atividades pontuais que têm potencial a se tornarem programas continuados por outras organizações.   

Com foco em atividades voltadas para o cidadão, a 3ª edição do Festival Córtex prioriza ações em espaços que tenham grande fluxo de pessoas e de livre acesso. O objetivo é levar a temática à comunidade. Assim, a partir desse mote, a SCTI abre espaço na programação para pessoas que sabem algo interessante e relevante na área de cultura digital, fruto de pesquisas ou experiência prática, compartilhem o seu conhecimento com a população aparecidense. 

Poderão ser oferecidas oficinas, minicursos, palestras, rodas de conversa, exposições e espetáculos, dentre outros tipos de atividades e para todos os públicos. O proponente deve indicar sua disponibilidade de período, data e definir o público-alvo no formulário online abaixo, com inscrições abertas até dia 07 de agosto de 2019. A partir dessas e outras informações dispostas, a Coordenação Geral do Córtex irá selecionar e alocar as atividades a serem realizadas entre os dias 19 e 31 de agosto de 2019.

Além das atividades propostas pelo público para a comunidade, o Festival prevê em sua programação a continuidade do “Cultura Digital nas Praças” e da Exposição “Conheça Aparecida em 360º“.

Cultura Digital

Interagimos, fazemos mobilizações sociais, compartilhamos, produzimos e divulgamos conteúdo entre tantas outras atividades por meio do digital. Todas essas experiências fazem parte do que chamamos de Cultura Digital. 

Entende-se por Cultura Digital a cultura nascida na era digital, ou seja, todas as manifestações humanas produzidas, exibidas ou transformadas por meio digital.  Todas as novas formas de se comunicar e relacionar por meio das novas tecnologias que estão em constante mudança e fazem parte do mundo contemporâneo são possibilidades de construção da cultura digital.

Como o tema aborda uma área transversal em relação às áreas de conhecimento, há um alargamento de possibilidades, tendo como exemplos as vertentes a seguir e as que utilizam a tecnologia como base para seu desenvolvimento e inovação. 

Exemplos: arte digital, arte computacional, webart, netart, ilustração digital,  pintura e gravura digital, animação digital e 3D, modelagem, pixel art, fotografia  e imagens, computação gráfica, tecnologia da informação e comunicação, realidade virtual, realidade aumentada, games, mídias interativas, inteligência artificial, internet das coisas, robótica, big data, tecnologias inteligentes, audiovisual, podcasts, desenvolvimento de software, programação, tecnologias assistivas, projeções, videomapping, soluções para cidades inteligentes, dentre outros. 

Objetivo

A iniciativa é um esforço para mudar a percepção pública acerca da ciência e tecnologia na comunidade. A última pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizada em 2015 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apresenta um cenário preocupante, em que as universidades não são percebidas pela população como instituições de pesquisa, apesar de serem elas as responsáveis por 90% da produção científica nacional. 

Essa percepção se torna ainda mais preocupante com os debates acerca da função das universidades públicas que foram suscitados recentemente. Diante disso, a edição de 2019 do Festival Córtex Experiências Digitais, pretende promover um diálogo mais próximo entre universidade e a comunidade, com o objetivo de apresentar para a sociedade, as pesquisas realizadas dentro dessas instituições. 

Além de pesquisas científicas, o III Festival Córtex também pretende compartilhar outras formas de conhecimento. Assim o edital é uma oportunidade para aqueles que adquiriram conhecimentos relevantes – fruto de experiências que ultrapassam os muros das universidades – na área de cultura digital e desejam compartilhar.

Apresentação III Festival CórtexBaixar

PROGRAMAÇÃO

Programação geral

08/08/2019 Cultura Digital na PraçaAv. Dr. Vitorino B Melo, 61-121,74965-410 – Parque Me. Germana
Setor Madre Germana
https://goo.gl/maps/8VhLSaqUCNergV6FA
13/08/2019Exposição Conheça Aparecida em 360ºCAI Jardim Tiradentes
15/08/2019 Cultura Digital na PraçaPraça da Paróquia Comunidade São Francisco de Assis (Nome Oficial: Praça Pedro Cândido Pereira)
Setor Vila Souza
https://goo.gl/maps/5r3hxiSB3JFfRhX7A
22/08/2019 Cultura Digital na PraçaQUILOMBO URBANO VILA DELFIORE,
Rua péricles Qd 59 APM,
Vila Delfiore
https://goo.gl/maps/2cvCm56MZpEk9DM67
29/08/2019 Cultura Digital na PraçaAv. Edilberto Veiga Jardim, 2116-2188
Setor Rosa dos Ventos
https://goo.gl/maps/wP21wbDUNWPbRQnLA
03/09/2019Lançamento da Multiplataforma do ENEM – Sec. Executiva da Juventude CEU das Artes Parque Flamboyant
06/09/2019Encontro de Cultura DigitalAparecida Shopping

OFICINAS

TÍTULO DA OFICINA NOME
Como desenvolver uma boa apresentaçãoGraziele Gabriel Gonçalves
BNCC e o Ensino de Artes: Considerações Teóricas e Práticas Luiz Espíndola de Carvalho Júnior
Robótica com palitos de picoléLuiz Fernando Calaça Silva
Aprendendo com Youtube Equipe SCTI

CULTURA DIGITAL NAS PRAÇAS

A Secretaria Executiva de Cultura realiza projeções de filmes todas quintas-feiras de agosto em espaços públicos.

08/08/2019 Setor Madre Germana
15/08/2019 Praça da Paróquia Comunidade São Francisco de Assis/Pedro Cândido Pereira, Setor Vila Souza
22/08/2019 QUILOMBO URBANO VILA DELFIORE, Rua péricles Qd 59 APM, Vila Delfiore
29/08/2019 Av. Edilberto Veiga Jardim, 2116-2188 – Setor Rosa dos Ventos
https://goo.gl/maps/wP21wbDUNWPbRQnLA

EXPOSIÇÃO “Conheça Aparecida em 360º

A exposição “Conheça Aparecida em 360°”, parceria com o Grupo Alves, é uma experiência imersiva que visa valorizar os pontos e resgatar a identidade histórica e cultural do município, usando um óculos VR (óculos de realidade virtual). Foi exibida no Aparecida Shopping e na segunda edição foi levada à 7 escolas, atendendo uma estimativa de 1500 alunos.

13/08/2019 – Jardim Tiradentes

14h – CAI Jardim Tiradentes


DOCUMENTOS

EDITAL SCTI Nº 01_2019 – SELEÇÃO DE ATIVIDADES PARA O 3º FESTIVAL CÓRTEX EXPERIÊNCIAS DIGITAIS – RETIFICADO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE – PROPOSTA DE ATIVIDADES

GALERIA

Veja mais: https://photos.app.goo.gl/4oyPew5PXq8dP8ii9

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Gervásio Pinheiro, APM, s/n – Residencial Solar Central Park , Aparecida de Goiânia – GO.

Telefone Geral: (62) 3545-5818